quarta-feira 20 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Exame
Home / DESTAQUE / Nova rodada de pesquisas ao governo da Bahia são barrados na Justiça
segunda-feira 1 de agosto de 2022 às 09:05h

Nova rodada de pesquisas ao governo da Bahia são barrados na Justiça

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Após ter uma nova pesquisa sobre a sucessão estadual impugnada pela Justiça devido a irregularidades no método utilizado para medir as intenções de voto do eleitorado baiano, o Instituto Opnus registrou segundo a coluna Satélite, do Correio*, outro questionário no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tentativa de escapar da decisão judicial. No último dia 29, a desembargadora eleitoral Arali Maciel Duarte concedeu liminar a pedido da União Brasil e suspendeu a divulgação dos resultados da sondagem da Opnus, encomendada pela Salvador FM, emissora controlada pelo superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, filho do ex-deputado Marcos Medrado e aliado de primeira hora do governador Rui Costa (PT).

“Realmente, não se verifica indicação de fonte pública dos dados utilizados, em afronta ao art. 2º, IV, da Resolução TSE nº 23.600/19, o que guarda aptidão para macular a confiabilidade da pesquisa, já que dados estatísticos devem ter matrizes oficiais, cuja fidedignidade é presumida”, destacou a magistrada em sua decisão.

Segundo o jornal, além da ausência de fonte pública de dados, os advogados da União Brasil detectaram mais duas fragilidades na pesquisa da Opnus. A primeira foi a discrepância entre a quantidade de entrevistados e a população das mesorregiões da Bahia. O que, em tese, pode distorcer a amostra. Por fim, os representantes jurídicos do partido destacaram também a falta de registro do estatístico responsável pela sondagem no conselho regional da categoria. Antes, o levantamento de dados da Opnus estava a cargo de uma ex-assessora parlamentar do deputado petista Zé Neto, Lorena Maurícia Neris Silva.

Instituto que também sofreu problemas na Justiça por utilizar formato de enquete digital para divulgar pesquisa sobre a corrida pelo governo baiano, a Atlasintel registrou mais uma sondagem, com data de publicação prevista para o próxima sexta (5). Dessa vez, os questionários da Atlasintel trazem artifícios que podem servir para induzir respostas dos eleitores. Nos cenários para governador, os nomes dos candidatos são associados aos respectivos partidos, prática fora do padrão usual. De modo contrário, os presidenciáveis não foram ligados às suas siglas.

Veja também

Flávio Bolsonaro sobre plano contra Lula, Alckmin e Moraes: Pensar em matar alguém não é crime

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e senador, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), escreveu em seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!