O mercado financeiro continua torcendo e muito o nariz para o governo Lula. É o que indica uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira. Segundo o levantamento publicado pela Veja, só 2% da turma da Faria Lima consideram que o mandato do petista tem sido positivo. São 86% os que avaliam negativamente o novo governo. E 12% os que o consideram regular.
É um cenário um pouco mais ameno que o da pesquisa anterior, que dava 90% de avaliação negativa do mercado ao governo Lula. Mas ainda está muito distante de demonstrar um ganho de confiança do mercado na nova gestão. O instituto ouviu 92 entrevistados em gestoras de fundos de investimento em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Mas os números mostram um respiro quando o assunto é o desempenho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Haddad foi avaliado positivamente por 26% dos entrevistados. É um salto em relação aos 10% da pesquisa anterior. Outros 37% consideram sua gestão na pasta como regular, mesmo percentual de quem o avalia negativamente. Antes, eram 38% e 52%, respectivamente.