Se algumas teorias da conspiração, como a ida à lua ser uma farsa, são específicas, outras são tão abrangentes que nem os próprios defensores dela sabem explicar direito. Quer um exemplo? Tente encontrar cinco pessoas que expliquem a Nova Ordem Mundial do mesmo jeito
O que é a Nova Ordem Mundial?
A expressão foi usada ao longo da história para explicar as relações geopolíticas entre os países. Depois da Guerra Fria, por exemplo, entramos em uma “Nova Ordem Mundial”, repleta de novas nações e nacionalidades.
Com isso veio também a globalização e, incomodadas com um mundo cada vez mais conectado e homogêneo, algumas pessoas deram um novo sentido para o termo.
Elite secreta controla o planeta?
Uma poderosa elite secreta estaria conspirando para governar o planeta. Com uma agenda globalista, eles provocariam o fim dos estados-nação soberanos e o advento de um governo único e totalitário.
Como? O pacote conspiratório de sempre:
- Controle da mídia
- Controle da educação
- Controle de movimentações sociais e políticas.
O curioso é que cada um tem o seu palpite de quem estaria por trás desses planos de dominação mundial: o comunismo, a maçonaria, os alienígenas disfarçados entre nós, os reptilianos, os judeus… A lista é infinita.
Como pode abranger basicamente qualquer coisa, a Nova Ordem Mundial virou uma carta na manga de quem defende que tudo é uma conspiração. Não à toa, é uma expressão presente em muitos discursos de governos populistas, nacionalistas e conservadores.
Mas essa é a graça da Nova Ordem Mundial. Cada um escolhe uma rede secreta de conspiradores para chamar de sua. E nenhuma delas tem qualquer comprovação.
Teorias da Conspiração
Há uma Nova Ordem Mundial que comanda tudo? Os alienígenas estão entre nós? A realidade pode ser uma simulação? Basta navegar um pouco pela internet para se deparar com essas perguntas – e respostas igualmente surreais. Narrado por Andrei Fernandes, host do Mundo Freak, a série Teorias da Conspiração revisita oito das mais famosas dela e mostra que, apesar de boas histórias, não há nenhuma comprovação científica…Por enquanto.