A construção da Escola da Praia do Forte terá investimentos que podem chegar a R$ 4 milhões, dos quais R$ 3,6 milhões são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com a nova unidade educacional, Mata de São João se tornará uma das poucas cidades do Brasil com 100% de educação integral oferecida na rede municipal. As obras do novo centro de ensino podem ser vistos já a entrada da Praia do Forte.
“Desde o início, logo que assumimos o FNDE, o vereador Alexandre Rossi nos procurou para entender como funcionavam os programas e como poderíamos ajudar Mata de São João. Se hoje há a obra daquela escola na Praia do Forte, que é um grande sonho da comunidade e logo será entregue, nós devemos muito ao Alexandre Rossi”, disse Silvio Pinheiro, ex-presidente do FNDE.
Os recursos conseguidos para Mata de São João são referentes a um dos projetos mais caros realizados pelo Fundo: uma unidade escolar com 12 salas de aula, com capacidade para 800 alunos divididos em dois turnos ou 400 em tempo integral. O vereador Alexandre Rossi (PSDB) esteve na sede do FNDE três vezes: em novembro de 2017 e, em 2018, em junho e depois em novembro, quando os recursos para a execução das obras foram empenhados.
Neste ano, o vereador retornou ao FNDE e conseguiu a garantia de liberação de recursos ainda essa semana para o andamento das obras. Também foram conseguidos recursos de contrapartida da prefeitura local para a instalação de piscina semi-olímpica, quadra poliesportiva, dentre outros equipamentos.