Aconteceu na noite desta última quinta-feira (20) a solenidade de posse do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Bahia (OAB-BA) e da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB). O evento realizado no Centro de Convenções de Salvador reuniu diretores, conselheiros estaduais e federais e autoridades convidadas, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Ordem e considerado um marco para a categoria. É a primeira vez em nove décadas que a OAB-BA tem uma liderança feminina: a advogada tributarista Daniela Borges assumiu como a nova presidente da entidade, ao lado de Christianne Gurgel, professora da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), e diretora da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (ABAT), eleita vice-presidente.
Compõe ainda a nova direção da Ordem para o triênio a secretária-geral, Esmeralda Oliveira, o secretário adjunto, Ubirajara Ávila, e o tesoureiro, Hermes Hilarião. Além de ser uma novidade para a advocacia baiana, a vitória da chapa “União Pela Advocacia”, formada por Daniela e Christianne e que conquistou 55% dos votos, é inédita na história da Ordem nacional. Num universo em que as mulheres representam mais de 50% dos advogados registrados, a posse é emblemática. “A gente precisou viver 90 anos para ter uma presidente mulher na OAB-BA”, disse a vice-presidente Christianne Gurgel.
O conselho seccional eleito valorizou a diversidade, uma das bandeiras levantadas pela dobradinha feminina presidencial. Das cadeiras, metade foram ocupadas por mulheres e 30% por conselheiras e conselheiros negros, além de jovens advogadas e representantes da advocacia do interior. A equipe que irá liderar a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia entre 2022 e 2024 é integrada pelo presidente Maurício Leahy, pela vice-presidente Cléia Costa, tesoureiro Filipe Abreu, secretária-geral Ilana Campos, secretário adjunto René Viana e pelos diretores suplentes, Vanessa Lopes, Juliana Camões e Marcos Bonfim.