
O presidente Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (24) estar “muito otimista” com o segundo turno da eleição presidencial, mas reconheceu que uma campanha pode ser considerada vitoriosa mesmo quando o candidato não vence nas urnas. A declaração foi feita durante um ato de campanha em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, na véspera da votação.
“Nem todo mundo ganha as eleições, mas muitas vezes as pessoas, não ganhando, terminam ganhando se a campanha foi bem feita, foi bonita”, declarou Lula, ao agradecer aos apoiadores presentes.
Ao lado de aliados, entre eles Eduardo Paes (PSD), derrotado na disputa pelo governo fluminense.
No Rio de Janeiro, Douglas Ruas (PL-RJ) foi eleito governador eleito no primeiro turno após a retotalização dos votos determinada pela Justiça Eleitoral. O procedimento ocorreu depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou o indeferimento do registro de Anthony Garotinho (Republicanos) e anulou os 274.411 votos recebidos por ele. Com a recontagem, Ruas alcançou 50,88% dos votos válidos, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).
O adversário de Lula, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), realizou um ato com apoiadores na região da Savassi, em Belo Horizonte, pela manhã. À tarde, a agenda do candidato previa uma mobilização na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Na noite de sexta-feira (23), os dois presidenciáveis participaram do último debate antes do segundo turno, marcado para este domingo (25). Durante o encontro, discutiram corrupção, segurança pública, propostas de governo e os resultados das administrações petistas e do governo Bolsonaro.
A eleição definirá quem comandará a Presidência da República pelos próximos quatro anos.
Mín. ° Máx. °