O Banco Central da República Argentina (BCRA) colocou em circulação a nova nota de 20 mil pesos, que começa a ser distribuída nesta quinta-feira, 14, em agências bancárias e caixas eletrônicos de todo o país – o valor equivale a R$ 115.
Até então, a maior nota disponível no país vizinho era a de 10 mil pesos, que entrou em circulação em maio deste ano
No anverso está a imagem de Juan Bautista Alberdi, inspirador da Constituição Nacional de 1853. No reverso está a recriação da cidade natal do advogado, escritor, jornalista argentino, filósofo, economista, diplomata e político.
Segundo o Banco Central da República Argentina, “a incorporação de notas de maior denominação e uma programação monetária eficaz permitem reduzir os custos diretos do BCRA e os custos operacionais do sistema financeiro como um todo”.
A introdução da nova cédula ocorre em meio a uma inflação argentina de 193%. É a primeira vez em quase um ano que o nível ficou abaixo de 200%.
Medidas de segurança
A nova nota possui medidas de segurança que foram incorporadas por meio de sistemas de impressão, como marca d’água, fio de segurança, tinta óptica, imagem latente e identificação para pessoas cegas.