Nomeado na última sexta-feira (14) novo ministro do Turismo, o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) começou a despachar como titular da pasta nesta segunda-feira (17), informa Elisa Clavery, da TV Globo.
Apesar de a nomeação já ter sido oficializada, Sabino ainda aguarda um evento para tomar posse no comando do ministério. A cerimônia só deve acontecer em agosto, quando termina o recesso parlamentar no Congresso – a ideia é garantir “casa cheia” no evento em Brasília.
Nesta terça (18), Celso Sabino deve se reunir com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
O novo ministro do Turismo é o primeiro nome de uma reforma ministerial que tem o objetivo de estreitar as relações do governo federal com o Congresso. Próximo ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Sabino tem o aval da maioria da bancada do União, de 59 deputados.
Exonerada na última sexta-feira, a ex-ministra Daniela Carneiro, também deputada, perdeu o apoio do partido desde que decidiu pedir desligamento da sigla. Ela aguarda parecer do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para deixar o União e se filiar ao Republicanos sem perder o mandato.
As tratativas para a troca no Turismo, contudo, se estenderam por semanas e a oficialização só ocorreu na última quinta-feira.
Além do Turismo, o União Brasil comanda mais duas pastas:
- Integração Nacional, com Waldez Góes;
- e Comunicações, com Juscelino Filho.
Os dois ministérios são apontados como da cota do senador Davi Alcolumbre (AP).
Lula negocia outras mudanças com partidos do Centrão, bloco que tradicionalmente apoia governos em troca de cargos e recursos do orçamento federal. O governo tem atualmente 37 ministérios.