Na manhã desta quarta-feira (4) a Academia Real das Ciências da Suécia, em Estocolmo anunciou a entrega do prêmio Nobel de Química de 2023 para os pesquisadores Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov, pela descoberta dos pontos quânticos.
Em 2022, o prêmio foi entregue aos americanos Carolyn R. Bertozzi e K. Barry Sharpless e ao dinamarquês Morten Meldal. O trio foi responsável pelo desenvolvimento da química do clique e da química bioortogonal, ferramentas criativas para a construção de novas moléculas. O novo método foi rapidamente incorporado pela indústria farmacêutica e permitiu o desenvolvimento de medicamentos mais efetivos contra o câncer. Bertozzi foi a única mulher laureada no ano, enquanto Meldal recebia o prêmio pela segunda vez, a primeira foi em 2001.
Este foi o terceiro prêmio anunciado esta semana. Na última segunda-feira (2) o Nobel de Fisiologia ou Medicina foi entregue aos pesquisadores que criaram as bases para o desenvolvimento da primeira vacina de RNA e, no dia seguinte, o Nobel de Física foi concedido a trio que conseguiu gerar pulsos de luz em attosegundos.
Nos próximos dias serão anunciados os prêmios de química, literatura, paz e economia. Além do prêmio, o vencedor recebe ainda um cheque de 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente 5 milhões de reais). Quando há mais de um premiado, o valor é dividido entre eles.