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terça-feira 22 de junho de 2021 às 12:32h

“No lugar do trem, estão buscando cargas da Bahia, de caminhão”, diz Carlos Tramm

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A VLI, responsável pela operação da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), encontrou uma solução no mínimo curiosa para atender à Colomi Iron, que possui reservas de minério de ferro na região Norte da Bahia, da ordem de 5 bilhões de toneladas em recursos certificados.

Segundo o jornal Correio, o projeto está próximo das cidades baianas de Sobradinho e Sento Sé. A prioridade da empresa é a parte sul do Lago de Sobradinho, onde pretende produzir um concentrado de minério de ferro rico em magnetita de alto teor, com uma vida útil estimada em 20 anos. Os planos da empresa são de movimentar até 25 milhões de toneladas do produto por ano e é aí onde entra a FCA. Num mundo ideal, a empresa embarcará a produção na linha férrea de Juazeiro até o Porto de Aratu e vai mandar esse minério para o mundo.

No mundo real, conforme a coluna Farol Econômico, a proposta da operadora logística foi de transportar o produto de caminhão – isso mesmo! – até o Porto de Sergipe, que também é operado VLI. “No lugar de procurarem consertar o trem, estão buscando pegar cargas da Bahia, de caminhão, e levar isso para um porto, que é deles, em outro estado”, reclama Antonio Carlos Tramm, presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). “Isso é um absurdo, eles acabaram com a ferrovia, querem não sei mais quantos anos de concessão e vão fazer o transporte do minério pela estrada”.

 

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