O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, neste sábado (20), com uma série de líderes mundiais na cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão. Entre eles o presidente francês Emmanuel Macron.
No encontro, segundo Mariah Aquino, do Metrópoles, os líderes discutiram a “preservação da Amazônia e caminhos para a construção da paz na Ucrânia”, afirmou Lula. O chefe do Executivo brasileiro também ressaltou a retomada da “amizade e parceria” entre os países.
Lula se reuniu, ainda, com o presidente da Indonésia, Joko Widodo. Nas redes sociais, o mandatário brasileiro ressaltou as semelhanças entre os dois países e o foco na preservação ambiental e na articulação pela paz.
O Brasil participa como convidado da Cúpula do G7, grupo que engloba sete das mais importantes economias do mundo. O país não era convidado para o evento desde 2009. Lula se encontrou, também, com o anfitrião, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
A primeira reunião bilateral de Lula foi com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, ainda na sexta (19). A agenda deste sábado do mandatário brasileiro inclui encontro com o chanceler alemão Olaf Scholz e com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva.
Para o domingo (21), foram incluídos na agenda encontros bilaterais com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, com o primeiro-iinistro da Índia, Narendra Modi, e com o presidente da Ilhas Comores, Azali Assoumani.
O governo brasileiro não se manifestou sobre o pedido de encontro de Lula com o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensnky