O presidente Lula da Silva (PT) não teria vida fácil em um eventual segundo turno em 2026 contra qualquer nome do bolsonarismo, segundo três cenários testados pelo instituto Paraná Pesquisas em levantamento feito entre os dias 7 e 10 de janeiro e divulgado nesta segunda-feira, 13.
No primeiro cenário, contra o próprio Jair Bolsonaro (PL), hoje considerado inelegível pela Justiça, Lula teria 42,2% das intenções de voto contra 45,7% do ex-presidente. Os dois estariam empatados dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou pra menos. Outros 8,3% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 3,8% declararam que não sabem ou não opinaram.
Se o adversário fosse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o cenário também seria de empate técnico, mas com o petista numericamente na frente. Lula teria 43,4% das intenções de voto contra 40,6% do ex-ministro de Bolsonaro. Outros 11,9% disseram que iriam votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 4,1% disseram que não sabem ou não opinaram.
No terceiro cenário, contra Michelle Bolsonaro (PL) – cenário a cada diz mais improvável –, Lula teria 43,1% contra 42,2% da ex-primeira-dama. Nesse cenário, 10,7% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 4,1% disseram que não sabem ou não responderam.
Primeiro turno
Nos cenários de primeiro turno pesquisados pelo instituto, Lula teria empate técnico com Bolsonaro, mas venceria outros rivais como a própria Michelle, Tarcísio, o ex-governador Ciro Gomes(PDT) e governadores de centro-direita como Ronaldo Caiado do União Brasil (Goiás) e Ratinho Junior do PSD (Paraná).
Pesquisa
O levantamento ouviu 2.018 eleitores em 164 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.
Como Gusttavo Lima se saiu na primeira pesquisa eleitoral em que é citado