O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou que irá questionar ao Itamaraty sobre as credenciais da primeira-dama Janja para participar da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.
Como mostrou a Folha, a ida de Janja foi uma exceção concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para permitir que a primeira-dama substituísse o presidente da República em cerimônias oficiais.
Protocolarei um pedido de informações ao Itamaraty questionando como Janja obteve credencial de chefe de Estado para os Jogos Olímpicos, algo que não lhe cabe como primeira-dama. Segundo informações obtidas na imprensa, interlocutores de Janja praticamente coagiram integrantes do… pic.twitter.com/7k69yT0PNn
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) July 25, 2024
Em publicação no X (antigo Twitter) nesta quinta-feira (25), o deputado disse que vai protocolar um documento ao Itamaraty e que fará uma representação à PGR (Procuradora-Geral da República) para que seja investigado um suposto crime de abuso de autoridade por parte do Governo Federal.
Os problemas com a credencial surgiram quando ao governo brasileiro não cumpriu os prazos para enviar ao COI os dados sobre a comitiva que representaria o país nos Jogos.
A expectativa era de que Lula viajasse a Paris, mas nenhuma solicitação foi enviada ao COI até o prazo definido. Por conta disso, a emissão de credenciais para o Brasil foi suspensa antes do pedido da primeira-dama.