O prefeito ACM Neto e presidente nacional do DEM voltou a criticar a censura a professores durante discurso no lançamento do projeto “Escola Sem Muro”, neste sábado (1), na Escola Municipal Barbosa Romeo, em São Cristóvão. Sem citar nomes de projetos, como o Escola Sem Partido, proposto pelo governo Bolsonaro e também, no âmbito municipal, pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM), Neto enfatizou que em Salvador não existe censura a educadores.
“Aqui não tem isso de controlar professor na sala de aula. Cada um é livre para formar seu pensamento, para chegar a sua convicção, é assim que eu penso. Na verdade, as vezes a gente vê o radicalismo por um lado e por outro, ora, para que isso? A gente tem que defender a convivência com a diferença, o respeito ao próximo, é nisso que eu acredito e é assim que venho governando Salvador desde o primeiro dia, derrubando os muros”, disse o prefeito conforme publicação do Bnews.
Neste sábado (1), o Ministério Público Federal (MPF) deu dez dias para que o MEC (Ministério da Educação) cancele a nota oficial em que afirma que professores, servidores, funcionários, alunos e até mesmo pais e responsáveis “não são autorizados a divulgar e estimular protestos durante o horário escolar”. Segundo a Folha, a Procuradoria recomenda que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, “abstenha-se de cercear a liberdade” da comunidade estudantil.