sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Netanyahu fracassa em formar governo, e Congresso convoca eleições
quarta-feira 29 de maio de 2019 às 19:55h

Netanyahu fracassa em formar governo, e Congresso convoca eleições

POLÍTICA


O fracasso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em compor uma nova coalizão de governo levou o Parlamento nacional (Knesset) a votar pela sua dissolução e pela convocação de novas eleições legislativas nesta quarta-feira (29). O pleito se dará em setembro deste ano e, até lá, Netanyahu continuará seu mandato.

O Knesset aprovou por 74 votos a 45 a dissolução de sua atual composição poucos minutos depois de esgotado o prazo para que Netanyahu conseguisse um acordo com outras bancadas. O governante não conseguiu atrair o apoio do ex-ministro da Defesa Avigdor Lieberman, líder do partido radical de direita Israel Nosso Lar. Antes aliado de Netanyahu, Lieberman tornou-se seu rival.

O partido de Lieberman diverge das legendas religiosas que se alinharam a Netanyahu, como a Judaísmo Unido da Torah, sobre a questão do serviço militar obrigatório. O Israel Nosso Lar quer expandir a obrigação aos ultra-ortodoxos, mas os religiosos defendem a isenção.

A decisão do Parlamento favorece Netanyahu. Com sua dissolução, o presidente de Israel, Reuven Rivlin, não poderá atribuir a tarefa de formação de um novo governo a outro parlamentar, sem a necessidade de uma votação popular. O nome favorito era do general Benjamin Gantz, do Partido Azul e Branco, que conseguira empatar com o Likud, de Netanyahu, nas eleições de abril passado.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!