O conselheiro Nelson Pellegrino, diretor da Escola de Contas do TCM e diretor-executivo da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) participou na última quarta-feira (22), em Curitiba, da solenidade de posse do conselheiro Ivens Linhares na presidência do Tribunal de Contas do Paraná. Também prestigiaram a cerimônia os conselheiros Inaldo da Paixão, do TCE da Bahia e Cézar Miola, Ouvidor do TCE do Rio Grande do Sul.
O novo presidente do TCE-PR, em seu discurso, afirmou que a principal função do órgão, hoje, deve ser a de orientar o governo estadual e os municípios para que utilizem os recursos públicos da melhor forma possível, a fim de que isso seja revertido em benefícios à população. Para ele, “esta é uma nova missão com que os tribunais de contas estão se defrontando no contexto nacional. Para além da tradicional análise da legalidade e da conformidade dos gastos públicos, precisamos verificar como estão funcionando as políticas públicas, notadamente nas áreas da educação, saúde e assistência social”, disse.
O conselheiro Ivens Linhares exercerá a função durante o biênio 2025-2026, no lugar do conselheiro Fernando Guimarães, que deixou o comando do TCE-PR após sua segunda gestão à frente da instituição. Também tomaram posse os conselheiros Ivan Bonilha, como vice-presidente, e Durval Amaral, como corregedor-geral do TCE-PR.