O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Nelson Leal (Progressistas), apresentou uma proposta de resolução propondo a concessão da Comenda Dois de Julho ao advogado e professor Gaspare Saraceno.
No documento, Nelson Leal destacou a carreira do advogado, com atuação em diversos cargos. Saraceno foi docente da antiga Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da mesma universidade, e exerceu também a docência da disciplina Introdução à Ciência do Direito, no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado da Bahia, além de lecionar a disciplina Ciência Política no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da referida corporação.
Ainda na sua carreira universitária, foi professor adjunto, por concurso, da disciplina Política Social, da Escola de Serviço Social da Ucsal. Entre outras atividades, Gaspare Saraceno exerceu ainda os cargos de secretário-geral da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) e secretário-geral da Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências, mantenedora da tradicional Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Foi membro do Conselho Técnico da Associação Nacional das Entidades de Desenvolvimento Industrial (Brasília-DF) e conselheiro do Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira, mantenedor do tradicional Hospital Professor Humberto de Castro Lima.
O chefe do Legislativo baiano lembra ainda que o jurista foi presidente, por dois mandatos, do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Baiana de Futebol. Passou também pelo Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa da Bahia (Ceag-BA), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Sebrae-BA), Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) e Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).