O governador em exercício João Leão (PP) não deve ficar na cadeira até o retorno de Rui Costa (PT) ao Brasil. A razão: uma missão internacional entre os dias 10 e 16 de maio. Com a ausência de Leão da cena política, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal (PP), será, pela primeira vez, governador interino.
De acordo com o site Metro1, a iniciativa de Leão é uma tentativa de deixar Leal “sentir o gostinho” de ser governador, mesmo que por alguns dias. A articulação para que o progressista se tornasse presidente da AL-BA aconteceu exatamente durante uma viagem internacional de Rui Costa, em novembro de 2018, quando o vice-governador estava em exercício da função de chefe do Executivo.
Questionado, o presidente do Legislativo afirmou não ter informações sobre essa rápida passagem pela governadoria. Leal informou ainda que tem uma reunião agendada com Leão na próxima sexta-feira (10), quando estaria programado o início da viagem do vice para Portugal.
Eleições 2022
Recentemente, na convenção do PSD, João Leão afirmou para todos que o próximo governador tem que ser jovem, será que isso foi um sinal que nas eleições de 2022 para o governo da Bahia, Nelson Leal seja o nome dos Progressistas? Só o tempo confirmará (ou não) isso.