O primeiro ano da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), presidida por Nelson Leal (Progressistas), termina com a marca histórica de 139 projetos de Lei de autoria dos deputados aprovados.
Em 2019, foram promulgadas 59 propostas, sancionadas 14 matérias e vetados apenas três projetos dos legisladores. Além disso, conforme levantamento publicado pelo jornal Tribuna, 31 projetos de Lei enviados pelo Executivo foram apreciados e aprovados.
As contas de 2016 e 2017 do governador Rui Costa (PT), por exemplo, finalmente saíram da gaveta e acabaram sendo aprovadas na Casa, mesmo com votos contrários da bancada de Oposição e do deputado independente Hilton Coelho (PSol).
Segundo o jornal, mesmo no período de recesso, a Casa promete pegar fogo em janeiro, isso porque, na pauta, está o projeto de Lei da reforma da Previdência enviado pelo governador na última semana, cuja tramitação de urgência foi aprovada com apenas sete deputados presentes em plenário, após acordo de líderes e o aval do prefeito ACM Neto (DEM), que espera reciprocidade na votação de matéria de cunho semelhante que enviará à Câmara. A manobra causou indignação de deputados da Oposição, que teriam sido pegos de surpresa.