Dois setores da economia em ascensão no país, os negócios agrícolas e a fruticultura, irão demandar segundo o jornal A Tarde, mais mão de obra a ser qualificada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em 2021, com inscrições abertas para seleção em cursos gratuitos nas duas áreas. Os candidatos precisam sacrificar parte deste período de alta estação e férias para a preparação, pois a concorrência não será pequena, devido à preciosa oportunidade oferecida.
Devido às incertezas da pandemia, obrigando o distanciamento, mas também em razão de alcançar maior número de novos técnicos, os cursos serão na modalidade a distância, incluindo seis municípios baianos. Na Bahia, as vagas para o curso em fruticultura são para os polos de Barreiras, no oeste; Gandu, no baixo sul; Juazeiro, no Vale do São Francisco; e Itamaraju, no sul do estado.
Já para os cursos em negócios agrícolas, os polos serão Salvador e Luís Eduardo Magalhães, município-símbolo nacional de crescimento acelerado devido aos investimentos no agro. A prioridade é para os candidatos moradores da zona rural, mas precisam ter concluído o ensino médio para inscrever-se até dia 27 de janeiro de 2021 no endereço etec.senar.org.br. O curso em negócios agrícolas totaliza 1.765 vagas, com carga de 1.230 horas distribuídas em dois anos, enquanto o de fruticultura oferece 950 vagas e pode ser concluído em cinco semestres.