O Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, maior navio da Marinha, vai aportar em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, nesta quinta-feira (23). A embarcação contará com quase mil profissionais da Força, para ajudar nas buscas e nos resgates de moradores e de turistas.
A região foi afetada pelas chuvas do último sábado (18) e domingo (19). O temporal, até o momento, deixou 48 mortos e 38 desaparecidos.
Posto médico da Marinha
Um dos objetivos é montar um ponto de atendimento médico aos desabrigados para desafogar os hospitais da região. Além disso, o navio possui uma rampa capaz de atracar em praias para o resgate de vítimas que ainda estão em áreas isoladas.
Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o navio levará ainda lanchas e aeronaves. São seis helicópteros do Comando da Força Aeronaval e lancha com capacidade para até 20 pessoas, além de médicos e fuzileiros navais.
“Vão muitos profissionais de saúde com capacidade de estar em regiões que ficaram isoladas. Uma busca pelo mar, uma vez que a atuação ficou forte na obstrução das estradas. Agora, reforço marítimo, e vamos conseguir chegar mais rápido”, ponderou Góes.