A NASA anunciou em junho que abrirá um estudo científico sobre OVNIs (abreviação de “objetos voadores não identificados”), ou, como eles foram recentemente renomeados, UAP (“fenômenos aéreos não identificados”, em inglês).
Os principais objetivos, disseram funcionários da NASA na época, serão identificar e caracterizar os dados de OVNIs disponíveis , estabelecer as melhores maneiras de coletar observações no futuro e determinar como a agência pode usar esses dados para avançar nossa compreensão desses visitas intrigantes.
O estudo será liderado pelo astrofísico David Spergel, presidente da Simons Foundation em Nova York. Espera-se que não custe mais de US$ 100.000, comece neste outono e dure cerca de nove meses. E a NASA está trabalhando duro para cumprir esse cronograma, disseram autoridades na quarta-feira (17) durante uma “reunião na prefeitura” que discutiu vários projetos da Diretoria de Missões Científicas (SMD) da agência.
“Estamos indo com força total” nos preparativos para o estudo do UAP, disse Daniel Evans, vice-administrador adjunto adjunto para pesquisa no SMD, durante a prefeitura de quarta-feira. “Isso é realmente importante para nós, e estamos colocando uma alta prioridade nisso.”
O painel de estudo será composto por 15 a 17 pessoas, acrescentou Evans. Essas pessoas serão “alguns dos principais cientistas do mundo, profissionais de dados, profissionais de inteligência artificial, especialistas em segurança aeroespacial, todos com uma carga específica, que é nos dizer como aplicar o foco total da ciência e dos dados ao UAP”, disse ele.
Evans e sua equipe identificaram seus principais candidatos para o painel e planejam executá-los pelo administrador da NASA, Bill Nelson, na quarta-feira, após a prefeitura. Desde que Nelson tenha dado os polegares para cima, as rodas começaram a girar nas nomeações formais dos membros do painel.
“Espero que façamos isso até outubro”, disse Evans sobre as nomeações. “Mas vou cruzar os dedos e dizer que podemos fazer isso mais cedo do que isso.”
A próxima investigação da NASA é altamente antecipada e, sem dúvida, será lida com avidez, e não apenas por crentes obstinados na comunidade UFO. De fato, funcionários da agência disseram que esperam que o estudo ajude a trazer a pesquisa de UAP para o mainstream científico rigoroso e objetivo .
“A NASA está realmente posicionada de forma única para abordar o UAP, porque sabemos como usar as ferramentas da ciência e dos dados para discernir o que pode estar acontecendo nos céus”, disse Evans. “E, para ser franco, nenhuma outra agência tem tanta confiança do público quanto nós.”