A comunicação entre a Estação Espacial Internacional (ISS) e o Centro de Controle de Missão nas instalações da NASA em Houston, nos Estados Unidos, foi interrompido nesta última terça-feira (25). O ocorrido foi resultado de uma breve falha no fornecimento de energia, e forçou a agência espacial a usar, pela primeira vez, os sistemas de controle reserva.
O Centro Espacial Johnson, localizado em Houston, é o centro da NASA onde ocorrem operações de voos espaciais tripulados, as operações da ISS e muito mais. A falta de energia aconteceu durante manutenções no prédio, e fez com que o centro de controle perdesse comunicações de comando, telemetria e voz com o laboratório orbital.
Cerca de 20 minutos após a interrupção, os astronautas a bordo da ISS foram informados sobre o problema através dos sistemas de comunicação da Rússia. Joel Montalbano, gerente do programa da ISS, ressaltou que a tripulação e o complexo não correram risco em momento algum, e que a comunicação foi restabelecida em 90 minutos.
Segundo ele, as raízes do problema não estavam na estação, mas sim em solo. “Sabíamos que este trabalho [de manutenção] estava em andamento, e em preparação para isso, temos sistemas de reserva de comando e controle que usaríamos se tivermos que fechar o centro para alguma emergência meteorológica, especialmente durante a temporada de furacões”, explicou.
O Centro de Controle de reserva fica a alguns quilômetros das instalações em Houston, e foi criado para ser usado no caso de alguma situação que exija evacuações do outro prédio. Como as luzes e o ar condicionado ainda funcionavam mesmo com a queda de energia, os controladores de voo permaneceram no centro.
Montalbano acrescentou que esta foi a primeira vez que a NASA precisou acionar os sistemas de reserva para retomar o controle. Agora, a agência espacial vai investigar o ocorrido e tomar ações necessárias para evitar que algo do tipo volte a acontecer.