domingo 30 de junho de 2024
Os deputados federais Altineu Côrtes (PL) e Glauber Braga (PSOL) discutiram durante a sessão plenária desta terça-feira — Foto: Reprodução/TV Câmara
Home / NOTÍCIAS / ‘Não use a dor da nossa família’: deputados discutem no Congresso após menção ao assassinato de irmão de psolista; vídeo
quinta-feira 27 de junho de 2024 às 11:17h

‘Não use a dor da nossa família’: deputados discutem no Congresso após menção ao assassinato de irmão de psolista; vídeo

NOTÍCIAS


Os deputados Glauber Braga (Psol) e Altineu Côrtes (PL), ambos do Rio de Janeiro, bateram boca e trocaram acusações no plenário, na noite desta terça-feira, após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. A determinação não representa que o Supremo esteja legalizando ou liberando o uso de entorpecentes.

Ao classificar a decisão a Suprema Corte como uma “tragédia” para o país e cobrar uma reação do Congresso, o líder do PL citou o assassinato do médico Diego Ralf Bomfim, de 35 anos, irmão da parlamentar Sâmia Bonfim (Psol-SP), mulher de Glauber, e gerou um pedido de resposta imediato.

— Por favor, não use a dor da nossa família para seus interesses políticos. Lave a boca para falar do falecimento do irmão de Sâmia — advertiu o psolista.

Para Altineu, a liberação do porte de maconha “é uma tragédia para as famílias e os jovens do Brasil”, e ainda questiona: “Vai trocar a maconha aonde? Do traficante? Ou vai liberar pra colocar a maconha na farmácia e nos supermercados?”. Na sequência, mencionou o cunhado de Glauber.

— Temos aqui uma deputada do Psol, a deputada Samia, querida entre nós, apesar de ideologicamente não estarmos no mesmo campo, que teve um irmão brutalmente assassinado no Rio de Janeiro por traficantes e milicianos. E o que alimenta o tráfico e a milícia? As drogas — disse o deputado.

Ralf Bomfim foi morto em outubro do ano passado em um atentado organizado por criminosos em um bar na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, junto a outros dois médicos.

A fala desagradou Glauber, que disparou acusações contra o parlamentar do PL e o ex-presidente Jair Bolsonaro:

— Se nós quiséssemos de alguma forma tratar de saber de onde vão sair os grandes volumes de drogas, provavelmente perguntaríamos ao ex-presidente que o senhor apoia — disse.

Em resposta, Altineu acusou Glauber de descontrole e de “arrumar confusão com todo mundo”.

— Vossa excelência deve tomar um remédio, deve estar fora de si, porque o assassinato do seu cunhado afetou o Brasil inteiro, as famílias do Rio de Janeiro choraram, do Brasil choraram. Não uso para benefício pessoal, não.

Veja também

Ibram diz ter legitimidade para propor ações em favor do desenvolvimento do setor

Citado em pedido de liminar, na Justiça inglesa, de municípios atingidos pelo desastre de Mariana, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!