O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta terça-feira (8) que o uso de máscara será obrigatório no momento da votação nas eleições municipais deste ano.
“O eleitor deve usar a máscara desde o momento em que sai de casa e não será permitida a entrada no local de votação sem o uso de máscara”, disse hoje o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.
A Justiça Eleitoral não vai ceder máscaras para eleitores.
Conforme o site O Antagonista, todas as 401.950 seções eleitorais do país terão álcool em gel para que eleitores possam limpar as mãos antes e depois de votar. As urnas eletrônicas não serão higienizadas, daí a obrigação de limpar as mãos antes com o álcool.
Foram doados 1 milhão de frascos de 1 litro para uso os eleitores. Além desses frascos, cada um dos 2 milhões de mesários terá um frasco para uso individual, além de máscaras e viseiras plásticas.
As doações foram feitas por mais de 20 empresas e associações empresariais.
Eleitores e mesários serão orientados a manter distância mínima de 1 metro de outras pessoas. Não haverá identificação por biometria, e o eleitor deverá apenas mostrar seu documento ao mesário.
O TSE recomenda que o eleitor leve a própria caneta para assinar o caderno de votação antes de ir para a urna eletrônica.
Também não haverá medição de temperatura nos locais de votação (para evitar aglomerações), mas quem tiver febre ou for diagnosticado com a Covid-19 nos 14 dias anteriores não deverá comparecer.
A justificativa poderá ser feita por esse motivo, por meio do aplicativo e-título ou até 60 dias depois da eleição.
O primeiro turno ocorrerá no dia 15 de novembro e o segundo turno, onde houver, será em 29 de novembro. O horário de votação será das 7h às 17h (pessoas com mais de 60 anos terão preferência de 7h às 10h).