Em live transmitida no Parlamento europeu, Volodymyr Zelensky denunciou os bombardeios russos em Kharkiv hoje e a morte de 16 crianças em ataques ocorridos na última segunda-feira (28). O presidente ucraniano também reafirmou o desejo de que a Ucrânia integre a União Européia — ele encaminhou um pedido formal de adesão.
“Nós queremos ver os nossos filhos vivos. Ontem, 16 crianças foram mortas e o presidente Putin vai dizer que é uma operação estritamente militar. Que tipo de tanques eles estão utilizando? Eles mataram 16 crianças ontem!”
Zelensky elogiou a motivação do povo ucraniano na defesa de seu país e fez um apelo aos governos europeus para que não abandonem a Ucrânia.
“O nosso povo tem muita motivação. Estamos lutando por nossos direitos, nossa vida e pela sobrevivência. Queremos ser membros igualitários da Europa. Nós acreditamos que isso é o que nós somos. A União Europeia será mais forte conosco e provamos a nossa força na Ucrânia. Nós provamos que pelo menos somos o mesmo que vocês. Então, provem que estão conosco, provem que vocês não nos abandonarão, provem que vocês são europeus e, assim, a vida vencerá a morte e a luz vencerá a escuridão.”