Cerimônia de posse contou com chefes de Estado, novos ministros e membros de partidos que articularam com Lula; parlamentares bolsonaristas não foram vistos
Segundo Guilherme Mendes, do O Antagonista, não foram vistos nenhum bolsonaristas no Congresso Nacional, onde Lula foi oficialmente empossado como presidente da República.
Entre as centenas de convidados no plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, estão 48 chefes de Estado e seus representantes, além do novo gabinete de Lula, além de nomes como Pepe Mujica, do Uruguai, e a ex-presidente Dilma Rousseff.
Entre os parlamentares, a maioria maciça é de petistas e partidos ao redor da campanha de Lula em 2022. Bolsonaristas de primeira linha evitaram o local: Bia Kicis (PL-DF) foi pela manhã acompanhar a posse de Ibaneis Rocha (MDB) como governador reeleito do Distrito Federal.
Sobe a posse – ao qual ela foi convocada a ir – ela buscou se justificar: “preciso focar minha atenção no DF hoje porque quanto à posse do Lula só sinto vergonha, tristeza e decepção”, escreveu em seu Twitter. “É repulsivo ver a Esplanada, antes verde e amarela, pintada de vermelho. “