sábado 21 de dezembro de 2024
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes — Foto: Maria Isabel Oliveira / Agência O Globo
Home / ELEIÇÕES 2024 / ‘Não existe absolutamente nenhuma falha da prefeitura’, diz Nunes sobre falta de energia em SP; Boulos fala em ‘apagão de prefeito’
segunda-feira 14 de outubro de 2024 às 15:14h

‘Não existe absolutamente nenhuma falha da prefeitura’, diz Nunes sobre falta de energia em SP; Boulos fala em ‘apagão de prefeito’

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Ricardo Nunes (MDB) respondeu às críticas sobre a atuação da prefeitura de São Paulo diante da falta de energia elétrica na cidade após as fortes chuvas de sexta-feira (11). Na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito visitou o Instituto Jô Clemente, na Zona Sul, onde negou qualquer falha na resposta da gestão municipal à crise, rebatendo declarações do adversário no segundo turno das eleições, Guilherme Boulos (PSOL), sobre uma eventual demora na poda de árvores.

— Nós tínhamos um plano de contingência que a gente colocou para operar na sexta-feira. Temos 4 mil pessoas ativas nas ruas, cuidando de corte, de remoção de árvore, de limpeza, de varrição, portanto a prefeitura é muito ativa em todo o processo. Não existe falha da prefeitura, não existe absolutamente nenhuma falha — disse o prefeito.

O emedebista disse que a atual gestão fez a poda de “mais de 600 mil árvores” e que quando ventos de 100 quilômetros por hora a atingem a cidade “independente de poda ou não, essa árvore está suscetível a queda”.

— Nós temos hoje 6 mil ordens de serviço paradas, dependendo da Enel, para fazer a poda das árvores, porque quando a árvore está em contato com a energia elétrica, é necessário fazer o desligamento da energia para poder fazer aquele trabalho. O que tem hoje de arvores caídas em vias que estão atrapalhando a mobilidade só não foram removidas porque depende da Enel fazer o desligamento da energia para poder fazer o serviço — afirmou Nunes, voltando a criticar a empresa.

Segundo o prefeito, escolas municipais e equipamentos de saúde que enfrentam falta de energia receberam geradores de energia elétrica.

— A prefeitura fez tudo aquilo que foi necessário para que a gente pudesse minimizar os impactos negativos na população — defendeu Nunes.

‘Apagão do prefeito’

Boulos voltou a criticar o prefeito pela atuação da gestão na poda de árvores durante compromisso de campanha nesta segunda no bairro do Campo Limpo, na Zona Sul. O deputado federal visitou a casa de uma mulher que foi atingida pela queda de uma árvore em uma comunidade.

— O que estamos vivendo hoje na cidade de São Paulo, além do apagão da Enel, é um apagão de prefeito. O manejo arbóreo é responsabilidade da prefeitura, e ela não faz. […] Há um ano alertamos sobre a necessidade de podas, e nada foi feito — disse Boulos, relembrando o outro grande apagão que a cidade de São Paulo sofreu após fortes chuvas, no ano passado.

— [Nunes] Não conseguiu nem botar de pé uma licitação de poda de árvore, que foi inicialmente suspensa pelo Tribunal de Contas do município por uma suspeita de fraude, de corrupção. Eles não conseguiram botar de pé uma licitação de poda e hoje a cidade paga o preço da incompetência, da falta de prefeito — afirmou Boulos.

O deputado fala sobre um edital lançado pela prefeitura em novembro de R$ 2 bilhões para a poda de árvores, mas que acabou suspenso pelo Tribunal de Contas após o órgão apontar que o edital poderia provocar desperdício de dinheiro público e má execução dos serviços.

Veja também

Câmara dos EUA aprova projeto de financiamento para evitar paralisação do governo

A Câmara dos Estados Unidos aprovou um novo acordo de gastos divulgado no início da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!