Na cerimônia realizada nesta última segunda (27) no auditório da OAB da Bahia, o presidente da entidade, Fabrício Castro, falou sobre o papel da OAB-BA na defesa dos valores constitucionais que foi destaque no discurso durante solenidade de posse das novas comissões.
Afirmou que o dever da Ordem é assegurar valores como a democracia e a dignidade da pessoa humana, sem tomada de posicionamento político.
“Nesse momento difícil em que o país se encontra, ainda dividido, a OAB e suas comissões têm como missão defender a estabilidade do país e a advocacia. Não é função nossa defender partido político nenhum”, pontuou.
Ainda no discurso, o presidente da OAB-BA falou sobre o aumento do número de comissões e de seus membros, uma das suas plataformas de campanha. “Desde sempre, destaquei a importância da participação de mais advogados nas comissões, que são o coração da OAB. É lá que nascem as grandes discussões, e por isso quero estimular ainda mais colegas a participarem do nosso sistema”, ressaltou.
O subcoordenador das Comissões Permanentes e Especiais, Victor Gurgel, também destacou o aumento do número de advogados voluntários na Ordem. “Já temos, hoje, 72 comissões nomeadas por voluntários, que estão aqui por abnegação, ratificando o compromisso de abertura da Ordem para a classe. A OAB já foi encastelada; hoje não é mais”, pontuou.
Em nome dos colegas nomeados, o presidente da Comissão Especial de Sistema Prisional e Segurança Pública, Marcos Melo, comparou as comissões a “soldados em batalhas”. “Somos nós que ficamos na linha de frente, representando o trabalho da diretoria e é com o nosso espírito voluntário que poderemos fazer algo pela advocacia”, afirmou.
Foram empossadas as Comissões de Direito Desportivo, Especial de Apoio à Advocacia Perante a Justiça Federal e Juizados Especiais Federais, de Defesa do Meio Ambiente, de Juizados Especiais, de Propriedade Intelectual, de Proteção à Criança e ao Adolescente, Especial de Direito Digital, de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia.