O deputado federal João Roma (Republicanos) afirmou nesta terça-feira (12) que não acredita em mudança no calendário das eleições deste ano e em prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores por conta da pandemia do coronavírus. O parlamentar ainda disse, durante live com o jornalista Osvaldo Lyra, que alterações neste sentido podem representar um risco para a democracia brasileira.
“Na democracia representativa, o poder de um agente político é dado pela poulação através de uma eleição. Depois, um artifício vai dizer que o mandato são seis anos e não quatro anos. Outra forma emanando poder que não o povo. Isso toca muito no quesito da democracia. Hoje a mudança seria pela pandemia, amanhã por uma crise econômica. Ocorreu coisa parecida na Venezuela. Então, o primeiro item para avaliar se a democracia está funcionando de maneira plena é o calendário eleitoral”, afirmou.
Para ele, somente haveria alguma alteração em caso de situação catastrófica no país devido ao avanço da Covid-19. “Mas eu não estou vendo chegar a esse ponto de movimento catastrófico, como ocorreu na Itália, uma situação extrema. Não acredito em prorrogação de mandato e em mudança no calendário. O tema é polêmico, e divide muitas pessoas. No Congresso já existem muitas visões para essa questão”, afirmou.