domingo 22 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Nada de vice, saiba qual é o tema mais discutido entre os partidos sobre 2022
quarta-feira 15 de dezembro de 2021 às 13:53h

Nada de vice, saiba qual é o tema mais discutido entre os partidos sobre 2022

NOTÍCIAS, POLÍTICA


As especulações sobre a escolha do vice nas chapas que concorrerão à Presidência estão quentes, mas o debate mais palpitante dos partidos hoje é outro conforme o jornal O Globo: a criação das federações.

Instauradas por meio de uma alteração na Lei dos Partidos Políticos aprovada neste ano, a federação partidária obriga as legendas a atuarem unidas por quatro anos no Congresso e a lançarem chapas conjuntas em todos os Estados nas esferas federal, estadual e municipal. Isso significa que os partidos de uma mesma federação estarão amarrados também nas eleições de 2024. A medida pode salvar partidos que estão na berlinda por causa da cláusula de barreira e impactar diretamente no tamanho das bancadas no Congresso.

No início do mês, conforme registra Bela Megale em sua coluna, a bancada federal do PSB aprovou a criação de uma federação com o PT e o PCdoB. A proposta, porém, ainda divide a direção da legenda, que tem nomes contrários à federação, como o prefeito de Recife, João Campos. No PT, nem a bancada federal e nem a direção da sigla têm posicionamento definido sobre a criação dessa federação. As legendas estão fazendo os cálculos para decidirem os prós e contras.

De olho em 2022, o Psol também está debruçado sobre o tema. Na semana passada, o partido aprovou uma resolução para criação de federação com o PCdoB e com a Rede Sustentabilidade. Diálogos sobre esse tema com outras legendas de esquerda, como PT e PSB, também estão na mesa.

Neste mês, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso negou o pedido feito pelo PTB para suspender as federações partidárias. O caso estava sendo analisado no plenário virtual, mas o ministro Gilmar Mendes pediu destaque e, com isso, a ação irá para o plenário físico.

Veja também

Produtores de açúcar e álcool celebram guinada da AGU para quitar dívidas

Indenizações decorrem de tabelamento de preços nos anos 1980 Segundo Felipe Erlich, da Veja, o setor …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!