quinta-feira 21 de novembro de 2024
Donald Trump e Jair Bolsonaro - Foto: Alan Santos/PR
Home / Mundo / MUNDO / Na véspera da eleição americana, governo Bolsonaro segue com Trump e não tem “plano B”
segunda-feira 2 de novembro de 2020 às 07:48h

Na véspera da eleição americana, governo Bolsonaro segue com Trump e não tem “plano B”

MUNDO, NOTÍCIAS


Integrantes do Itamaraty relatam que, às vésperas da eleição americana, como grande chance de confirmar Joe Biden como o novo presidente dos EUA, o Brasil segue sem um plano B para este cenário, lembrou Bela Megale em sua coluna. Principal aliado de Bolsonaro no plano internacional, Donald Trump ainda é visto como a única aposta do governo Bolsonaro.

A avaliação de diplomatas ouvidos pela coluna é a de que, com uma eventual vitória de Biden, Bolsonaro tem dois caminhos: ou renega suas crenças antiglobalistas e negacionistas em relação ao meio ambiente, direitos humanos e democracia, ou investe em uma estratégia de confronto que acarretará problemas para o Brasil.

A análise de parte do Itamaraty é que, mesmo se Trump ganhar, a vida do Brasil não será fácil. Bolsonaro acentuou a má vontade dos Democratas do Congresso americano com o governo brasileiro ao defender abertamente a reeleição de Trump, atitude considerada nos EUA uma interferência indevida no pleito. A Câmara deve manter a maioria democrata e a chance que o partido tenha a maioria no Senado é grande. É no Congresso que os acordos comerciais mais ambiciosos com o Brasil precisarão ser aprovados.

Veja também

Mauro Cid chega ao STF para depor à Moraes sobre contradições em delação

O tenente-coronel Mauro Cid chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), por volta das 13h30 desta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!