A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, transmitida na noite deste domingo (7), que esse é o momento de “intensificar a vacinação” contra a Covid.
O discurso foi feito dias depois de a Organização Mundial de Saúde anunciar o fim da emergência global da doença.
“Neste cenário, entende-se que o momento indica uma transição do modo de emergência para um enfrentamento continuado, como parte da prevenção e controle de doenças infecciosas”, afirmou a ministra.
No pronunciamento, Nísia fez ainda um alerta:
“É hora de intensificar a vacinação: as hospitalizações e óbitos pela Covid ocorrem principalmente em indivíduos que não tomaram as doses de vacina recomendadas.”
Ela disse também que a imunização “é a forma mais eficaz e segura de proteger nossa população. Precisamos estar unidos pela saúde, em defesa da vida”.
“Apesar do negacionismo, dos ataques à ciência e da política de descaso, muitas vidas foram salvas devido ao SUS e ao esforço sem limite das trabalhadoras e trabalhadores da saúde.”
E acrescentou: “Outro teria sido o resultado se o governo anterior, durante toda a pandemia, respeitasse as recomendações da ciência. Se fossem seguidas e cumpridas as obrigações de governante de proteger a população do país”.
Segundo a OMS, a Covid matou quase 7 milhões de pessoas em todo o mundo. Apenas no Brasil, foram mais de 700 mil óbitos desde o início da pandemia.