O ministro Rui Costa (Casa Civil) recebeu do presidente Lula uma missão específica segundo Davi Lemos, do BNews, na viagem que fará à China: conseguir apoio de empresas chinesas para adiantar o andamento de obras estratégicas, como a construção da ponte Salvador-Itaparica. A obra é uma promessa antiga das gestões de Jaques Wagner e do próprio Rui Costa e tinha previsão inicial de entrega em 2013.
Segundo reportagem do Valor Econômico, o tema é importante para a gestão petista, tendo em vista as eleições municipais deste ano quanto as próximas eleições estadual e presidencial. A publicação dá como certa que o PT buscará a reeleição de Jerônimo Rodrigues em 2026. Além disso, a construção da ponte não trará benefícios somente para Salvador e Itaparica, mas para outros municípios do entorno.
Rui Costa se encontrará nesta quarta-feira (5) com executivos da China Communications Construction Company (CCCC), empresa responsável pela ponte desde 2020. Esta reunião é apenas um dos compromissos que o ex-governador da Bahia terá separadamente da comitiva brasileira em Pequim, que é liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio (Mdic), Geraldo Alckmin (PSB).
Segundo o Valor Econômico, Rui pode se reunir com a cúpula da China Railway Construction Corporation (CRCC), mas na quinta-feira (6). O ministro da Casa Civil busca tentar convencer a companhia a embarcar no segmento de ferrovias do “Novo PAC”. O petista também deve se reunir com executivos da Huawei, que é do ramo de telecomunicações.