Consumidores com débitos em atraso e dívidas que não possuem bens dado em garantia podem procurar orientação sobre negociação do pagamento até 30 de novembro no Mutirão de Negociação e Orientação Financeira.
A ação é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Banco Central do Brasil e Associação Procons Brasil.
Para participar, o interessado deve acessar o site do mutirão. Nele, há orientações sobre como organizar as finanças e negociar as dívidas. Além disso, é possível ter acesso aos canais diretos dos bancos e à plataforma de conciliação ConsumidorGovBr, sistema criado pela Senacon em que é possível solucionar demandas de consumo pela internet. Atualmente, mais de 160 instituições financeiras participam da plataforma.
“O objetivo é possibilitar que o consumidor tenha a oportunidade de conhecer e quitar seus débitos em atraso”, afirma nota do Ministério da Justiça e Segurança Pública.