sexta-feira 27 de dezembro de 2024
Foto: Bruno Concha/Secom
Home / NOTÍCIAS / Mutirão de vacinação da 2ª dose contra Covid-19 prossegue nesta quarta (26)
quarta-feira 26 de maio de 2021 às 05:01h

Mutirão de vacinação da 2ª dose contra Covid-19 prossegue nesta quarta (26)

NOTÍCIAS


O mutirão para aplicação da segunda dose dos imunizantes Oxford e Coronavac em Salvador segue nesta quarta-feira (26). No primeiro dia da ação, ocorrida ontem (25), a adesão do público foi baixa: menos de 50% das 18,2 mil pessoas esperadas para realizar receber a dose de reforço compareceram aos postos.

Para esta quarta, a estratégia foi ampliada para contemplar as pessoas que estão com a data de retorno marcado no cartão de vacinação até o dia 30 de maio, antecipando o prazo para completar o esquema vacinal. Além da demanda aberta, ou seja, atendimento nos postos sem agendamento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abre o sistema para o agendamento da vacina através do site vacinahoramarcada. saude. salvador. ba. gov. br .

A aplicação da primeira dose para o grupo prioritário habilitado no município segue suspensa, sendo retomada após o reabastecimento de doses na capital baiana.

Postos

A segunda dose da vacina CoronaVac será aplicada, das 8h às 16h, nos pontos drive-thru e fixo: Unijorge Paralela, Universidade Católica do Salvador – Campus Pituaçu, 5º Centro de Saúde – Barris e Faculdade Bahiana – Unidade Brotas. Também haverá vacinação nos postos fixos da USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado – Águas Claras, UBS Eduardo Mamede – Mussurunga, Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros e UBS Ramiro de Azevedo – Campo da Pólvora.

No caso da segunda dose da vacina Oxford, a aplicação acontecerá, também das 8h às 16h, nos drives situados no Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio, Arena Fonte Nova – Nazaré, Parque de Exposições – Paralela, Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos, Faculdade Bahiana – Cabula, Barradão – Canabrava, Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Faculdade Universo – Campus Avenida ACM, Shopping Bela Vista e USF San Martim III.

Quem não possui carro, pode comparecer a um dos seguintes pontos fixos: USF Curralinho, Barradão – Canabrava, USF Federação, USF Fernando Filgueiras – Cabula IV, USF Teotônio Vilela II – Nova Brasília de Valéria, Parque de Exposições – Paralela, USF Resgate, USF Vale do Matatu, USF Cajazeiras X, USF Colinas de Periperi, USF Vila Nova de Pituaçu, USF Plataforma, USF João Roma Filho – Jardim Nova Esperança.

Balanço

Nesta terça-feira (25), os postos de vacinação contra Covid-19 no mutirão de aplicação da 2ª dose apresentaram baixa adesão. Das mais de 18 mil pessoas que estão com a data de retorno agendado até o dia 28 de maio para segunda aplicação dos imunizantes Oxford e CoronaVac na cidade, apenas 8,3 mil compareceram aos pontos de imunização para completar o esquema vacinal.

Em um dos pontos de imunização – a Unidade de Saúde da Família (USF) Claudelino Miranda, localizada no Resgate – o gerente do posto, Roberto Mesquita, destacou os esforços da equipe para convocar o público-alvo.

“Junto com os agentes comunitários estamos divulgando a antecipação da segunda dose da vacina, chamando as pessoas, falando sobre a importância de concluir, o quanto antes, o ciclo de imunização. Através do distrito, estamos nos comunicando com a população, utilizando, inclusive as redes sociais, focados nessa ação, que visa ampliar a adesão do público-alvo”, disse.

Uma das pessoas presentes na USF para receber a dose de reforço, a auxiliar administrativa da área da saúde, Nilma Silva, de 33 anos, declarou que a antecipação da vacinação é um ato de prudência. “Concluir o processo de vacinação é a esperança de acabar com esse filme de terror. A vacina é a certeza de que a pandemia vai ser minimizada e vamos voltar a ter uma vida normal. Antecipar a segunda dose é uma forma sensata de acelerar o processo de imunização das pessoas”, afirmou.

Veja também

Egito reafirma compromisso em honrar dívidas após pagar US$ 38,7 bilhões em 2024

O primeiro-ministro do Egito, Mostafa Madbouly, anunciou que o país pagou quase US$ 7 bilhões …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!