domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Joe Skipper/Reuters
Home / Mundo / MUNDO / Musk diz que posts sobre eleições no Brasil são “preocupantes”
sábado 3 de dezembro de 2022 às 18:49h

Musk diz que posts sobre eleições no Brasil são “preocupantes”

MUNDO, NOTÍCIAS


Segundo o Power360, o dono do Twitter, Elon Musk, disse neste sábado (3.dez.2022) que tem visto posts “preocupantes” sobre as eleições brasileiras de 2022. Deu a declaração ao responder um usuário da plataforma.

“Tenho visto muitos tweets preocupantes sobre as recentes eleições no Brasil. Se esses tweets forem precisos, é possível que o pessoal do Twitter tenha dado preferência a candidatos de esquerda”, escreveu Musk.

O presidente da Comissão de Anistia e assessor-chefe da Assessoria Especial do presidente Jair Bolsonaro (PL), João Henrique de Freitas, respondeu à publicação de Musk sobre o processo eleitoral no Brasil. Mencionou os protestos contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A sensação que nós, brasileiros, temos é de que tivemos uma eleição completamente desequilibrada. Por isso, milhares de pessoas estiveram nas ruas no último mês em protesto, sem que a imprensa tendenciosa publicasse uma única linha a respeito”, declarou.

Em 30 de outubro, em 2º turno, o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente pela 3ª vez. Derrotou o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) com 50,90% dos votos válidos contra 49,10%.

Contrários ao resultado das eleições, apoiadores de Bolsonaro começaram a paralisar estradas em todo o Brasil em protesto.

Em 22 de novembro, o PL acionou o TSE para pedir que a Corte invalidasse os votos registrados em mais da metade das urnas eletrônicas utilizadas no 2º turno das eleições. Com a solicitação, o partido tentou manter Bolsonaro na Presidência da  República para um 2º mandato, sem perder os 99 deputados eleitos pela legenda no 1º turno da disputa.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no entanto, rejeitou o pedido e condenou a coligação Pelo Bem do Brasil, que lançou Bolsonaro, ao pagamento de multa de R$ 22,9 milhões por litigância de ma-fé. Por fim, bloqueou o Fundo Partidário das siglas que integram a coligação (PL, PP e Republicanos).

Em relatório fiscalização, de 63 páginas, enviado ao TSE em 9 de novembro, o Ministério da Defesa disse não ver fraude nas eleições,’ mas sugeriu melhorias. O documento afirma não ser possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um “eventual” código malicioso que possa alterar o seu funcionamento. Mas não mostra caso concreto.

Veja também

Produtores de açúcar e álcool celebram guinada da AGU para quitar dívidas

Indenizações decorrem de tabelamento de preços nos anos 1980 Segundo Felipe Erlich, da Veja, o setor …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!