Os municípios baianos que participam do Programa Saúde na Escola (PSE) podem aderir, até o dia 12 de abril, ao Programa Crescer Saudável, para o biênio 2019/2020. O programa consiste em um conjunto de ações a serem implementadas no âmbito do PSE, com o objetivo de contribuir com a prevenção, o controle e o tratamento da obesidade infantil.
Os municípios que aderirem ao programa receberão incentivos financeiros para realizar ações de vigilância nutricional; promoção da alimentação adequada e saudável; incentivo às práticas corporais e de atividade física; e atividades voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentam obesidade. A adesão pode ser realizada no módulo do PSE, no portal e-Gestor da Atenção Básica.
Na Bahia, o programa é realizado pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), com duração de 24 meses, contemplando as escolas públicas dos municípios, independentemente da esfera administrativa (estadual, municipal e/ou federal).
Segundo o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado, Fabio Barbosa, a adesão reforçará as ações de prevenção à saúde já executadas pelo PSE. “Todas as ações visam contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, sendo fundamental que os municípios baianos façam a adesão e, principalmente, implementem as ações nas unidades escolares”, afirma.