Eletricistas e técnicas em mecânica de automóveis, incluindo máquinas pesadas, com motores a diesel, como as agrícolas e os caminhões, estão segundo a coluna Tempo Presente do A Tarde, entre as novas profissionais baianas, de olho no aproveitamento pelo mercado de trabalho.
A mão de obra feminina vem também ampliando sua qualificação para disputar vagas de emprego direto na indústria, tendo crescido a procura por cursos de aprendizagem de curta duração em 84%.
O perfil destas capacitações é de prover as formandas de conhecimento suficiente para aproveitamento nas indústrias, elevando, assim, a empregabilidade das novas industriárias na Bahia.
– Verificamos uma presença crescente das mulheres em áreas como mecânica e manutenção, além de elétrica – surpreende-se o coordenador dos cursos da unidade Senai Dendezeiros, Felipe dos Anjos.
Matrículas
Entre 2015 e 2020, o número de matriculadas nos cursos saltou de 7.653 para 14.112, mantendo-se a tendência de aumento, considerando a demolição de antigos paradigmas, segundo os quais, a mulher não teria força para tomar o emprego de um homem.
Os cursos viabilizam a abertura de um negócio próprio, bem como a obtenção de renda extra, caso a mulher não consiga ou não queira uma vaga no mercado de trabalho, antes bem mais acolhedor ao sexo masculino, cotando-se apenas pelo perfil biológico.
São mais de 400 cursos ofertados em Salvador e nas diversas regiões do estado, optando o Senai por selecionar as áreas preferenciais, conforme sejam percebidas as tendências de mercado, ampliando o reconhecimento por parte das empresas.