Maria Branyas Morera comemorou 117 anos na última segunda-feira (4), na casa de repouso onde vive há mais de duas décadas, na região da Catalunha, Espanha. Ela é a mulher mais velha do mundo, segundo o Guinness Book, conhecido como o livro dos recordes.
Com boa saúde mental e física, cientistas estão estudando os genes de Maria para que avancem nos estudos sobre longevidade. Pesquisadores já coletaram amostras de saliva, sangue e urina da Maria para compararem o código genético dela em busca de respostas. Cada vez mais, as pessoas estão ultrapassando os cem anos e vivendo mais.
Para explicar sua longevidade, Maria diz que seu estilo de vida é marcado por “ordem, tranquilidade, boa ligação com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional, sem preocupações, sem arrependimentos, muita positividade e afastamento de pessoas tóxicas”.
Ativa no X, antigo Twitter, Maria postou em fevereiro deste ano que está “cada vez mais viva e com muita positividade”. Sua descrição na plataforma afirma: “Sou velha, muito velha, mas não sou idiota”.