Estudantes da Escola Municipal Governador Mário Covas, localizada no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, irão plantar, nesta sexta-feira (3), às 10h30 e às 15h30, no jardim da unidade, mudas de Pau-brasil. A ação, que marcará o Dia do Pau-brasil, visa criar um momento de reflexão, de preservação do meio ambiente e de conscientização sobre a importância histórica dessa espécie da flora brasileira que está na lista de árvores com risco de extinção.
A diretora Fábia Gonzaga explica que o plantio da árvore símbolo nacional é uma atividade integrante do projeto “Identidade – Itinga meu lugar”, desenvolvido pela escola este ano com o objetivo de despertar nas crianças novos hábitos e atitudes em relação ao meio ambiente. “Esta ação é bastante relevante para a comunidade escolar, pois conduz os alunos a refletir sobre a importância desse bem valioso para a história do Brasil, criando o senso de proteção ambiental e sustentabilidade”.
A transmissão de informações indispensáveis à construção da cidadania, voltada à formação de uma sociedade de indivíduos conscientes, críticos e capazes de transformar a sua realidade, foi reforçada pela professora Ana Paula de Brito. “É fundamental criar nos nossos alunos uma cultura de preservação ambiental, contribuindo para a construção de um mundo melhor, como propõe o projeto da Escola Mário Covas”.
O professor Jackson Lessa também destacou a importância de plantar o Pau-brasil no ambiente escolar. “A ação servirá de instrumento de aprendizado, de conhecimento e de resgate da história do país. É uma maneira de tirar o conhecimento estático do livro e transformar em experiência tangível e duradoura para toda a comunidade escolar”.