domingo 22 de dezembro de 2024
Eduardo Leite, governador do RS, pode se filiar ao PSD para se candidatar à Presidência da República — Foto: Maicon Hinrichsen / Palácio Piratini
Home / ELEIÇÕES 2024 / Mudança no comando do PSDB em São Paulo coloca em xeque apoio do partido à reeleição de Nunes
terça-feira 10 de outubro de 2023 às 07:01h

Mudança no comando do PSDB em São Paulo coloca em xeque apoio do partido à reeleição de Nunes

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS, POLÍTICA


As desavenças internas no PSDB ganharam um novo capítulo após o presidente nacional do partido, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, invalidar a eleição do diretório municipal em São Paulo e nomear um comando provisório. Ele escolheu Orlando Faria como presidente, o que gerou uma indefinição sobre os planos da sigla para 2024.

Até então, o diretório tucano da cidade defendia abertamente o apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB) na eleição do ano que vem. Mas o novo presidente, que assumiu na última quarta-feira, não garante mais esse apoio. Agora, outras opções estão na mesa, como o lançamento de candidatura própria ou até um eventual alinhamento com a chapa da deputada federal Tabata Amaral (PSB).

Em 18 de setembro, o mandato de Fernando Alfredo como presidente municipal do PSDB chegou ao fim. O tucano realizou uma convenção na qual foi reeleito por aclamação. A direção nacional do partido, no entanto, não reconheceu o pleito alegando ter recebido denúncias de que Alfredo teria ameaçado cancelar filiações de quem não o apoiasse.

Como o partido não poderia ficar sem comando na esfera municipal, o governador gaúcho nomeou uma nova executiva, com Orlando Faria como presidente interino. Não há data prevista para realização de uma nova convenção. Ao jornal O Globo, um membro do diretório municipal anterior chamou a decisão de Eduardo Leite de “golpe”.

Crítico ao prefeito

Faria era secretário de Habitação na gestão Bruno Covas. Ele foi exonerado em 2021 por Nunes porque declarou apoio a Eduardo Leite nas prévias do PSDB que definiriam o candidato tucano à presidência da República no ano seguinte. Nunes apoiava João Doria. Desde então, Faria é crítico à gestão do atual prefeito.

O novo presidente do PSDB paulistano afirmou que a mudança na liderança do partido “não tem absolutamente nada a ver com a eleição de 2024”, e que ainda “é muito cedo para pautar essa discussão”. Faria diz que a prioridade agora é conversar com os vereadores e a militância tucana para “restabelecer a paz” dentro do partido após “um processo traumático”.

Paulo Serra, prefeito de Santo André, no Grande ABC, e aliado de primeira hora de Leite, disse que após diálogos com a militância e integrantes do partido, “a gente vai retomar as conversas com vistas à eleição do ano que vem”.

— Continua na mesa o apoio ao Ricardo (Nunes), mas isso vai ser discutido no momento correto, com o partido restabelecido para traçar o melhor caminho — aponta.

O novo episódio paulistano reforça a insatisfação de uma ala do partido com a atual direção nacional. No mês passado, Orlando Morando (PSDB), prefeito de São Bernardo do Campo, também no Grande ABC, entrou com uma ação na Justiça questionando o direito do gaúcho de presidir a legenda.

Em 11 de setembro, a Justiça do Distrito Federal deu 30 dias para a realização de uma nova eleição para definir a composição da Executiva Nacional, mas isso ainda não foi feito.

A defesa da atual direção tem argumentado, neste processo, que já existe uma convenção marcada para novembro na qual será votada a nova composição, e que por isso não haveria necessidade de antecipar o pleito interno. Isso porque o calendário de convenções do partido começou em setembro, com a escolha dos diretórios municipais. Neste mês, serão escolhidos os integrantes das executivas estaduais e, em novembro, a executiva nacional.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!