terça-feira 3 de dezembro de 2024
Eleitores aguardam para votar em uma seção na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro — Foto: Ana Branco
Home / ELEIÇÕES 2024 / Mudança de ponto facultativo em pelo menos oito estados pode ter impacto no índice de abstenção neste domingo de 2º turno; entenda
quarta-feira 23 de outubro de 2024 às 09:17h

Mudança de ponto facultativo em pelo menos oito estados pode ter impacto no índice de abstenção neste domingo de 2º turno; entenda

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Comemorado no dia 28 de outubro, o Dia do Servidor Público teve a data transferida em ao menos oito estados por cair na segunda-feira após o segundo turno das eleições. Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) tomou a decisão após o número de abstenções no primeiro turno superar o de votos recebidos pelo candidato melhor posicionado à Prefeitura de Goiânia, Fred Rodrigues (PL).

A medida assinada por Caiado passou o Dia do Servidor para 1° de novembro, na sexta-feira seguinte à eleição. Em nota, o governo de Goiás disse que há o incentivo em reduzir a abstenção em todo o estado. “Assim como vários governos estaduais e municipais, o Governo de Goiás transferiu o feriado do Dia do Servidor Público de dia 28 de outubro para 1º de novembro, com o objetivo de incentivar a participação popular no processo eleitoral e reduzir a abstenção”, afirmou a gestão.

Caiado é padrinho político do empresário Sandro Mabel (União Brasil), que ficou em segundo lugar na competição e avançou para o segundo turno em Goiânia, contra o candidato do PL.

A estratégia foi adotada por outros seis estados: Ceará, que antecipou a data e a comemorou em 21 de outubro; Pará, que antecipou para 21 de outubro; Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe, que, assim como Goiás, transferiram para 1° de novembro; e Mato Grosso do Sul, que transferiu para 14 de novembro.

A estratégia de transferir datas comemorativas já foi feita por políticos em outras eleições. Em 2008, o então governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, antecipou o Dia do Servidor e fez um feriado no estado no final de semana do segundo turno do pleito que elegeu pela primeira vez Eduardo Paes, em uma eleição apertada contra Fernando Gabeira com uma abstenção que ultrapassou o primeiro turno e ficou acima dos 20%.

Em 2010, novamente, Cabral decretou um feriado prolongado nos dias que sucederam o segundo turno no estado. Na ocasião, ele adiou o Dia dos Servidores para 1° de novembro e a data acabou emendada no feriado de Finados, comemorado no dia seguinte. A estratégia tinha como pano de fundo a eleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e fez com que eleitores de José Serra (PSDB) não fossem às urnas.

No Brasil, o Dia do Servidor Público não é considerado um feriado nacional. Na verdade, a data é classificada como um ponto facultativo, ou seja, a decisão de suspender ou não o expediente nesse dia cabe a cada órgão público, seja ele federal, estadual e municipal.

Veja também

Presidente da Coreia do Sul declara lei marcial no país que passa a seguir leis militares

O governo da Coreia do Sul impôs nesta terça-feira (3) a lei marcial no país …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!