terça-feira 22 de outubro de 2024
Foto: Sd Lucas
Home / DESTAQUE / Múcio e comandante do Exército visitam maior simulação cibernética do hemisfério sul
domingo 20 de outubro de 2024 às 12:11h

Múcio e comandante do Exército visitam maior simulação cibernética do hemisfério sul

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho e o Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva acompanhou as atividades do Exercício Guardião Cibernético 6.0 na Escola Superior de Defesa (ESD).

A comitiva, integrada além do ministro Mucio, pelo Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Antonio Amaro dos Santos, e por autoridades militares e civis, acompanhou as atividades do maior exercício cibernético do hemisfério Sul, que reúne representantes de diversos setores críticos da infraestrutura nacional em um esforço coordenado para enfrentar as crescentes ameaças no domínio digital.

Foto: Sd Lucas

O Guardião Cibernético 6.0 ocorre simultaneamente na ESD, em Brasília, e no Comando da 2ª Divisão de Exército, em São Paulo. O objetivo é criar um ambiente realista em que instituições públicas e privadas de diversos setores – energia elétrica e nuclear, abastecimento de água, sistema financeiro, telecomunicações – atuam para proteger infraestruturas críticas contra ataques cibernéticos.

O exercício utiliza um ambiente de simulações construtivas e virtuais para operações cibernéticas. Essa estrutura permite a realização de jogos abertos a organismos públicos e privados, além de simular problemas cibernéticos e promover dinâmicas com especialistas.

O exercício de simulação cibernética não apenas fortalece a capacidade operacional das Forças Armadas, mas também promove uma colaboração sem precedentes entre a administração pública federal, o setor privado, a academia e a sociedade civil. Com mais de 700 participantes e 100 organizações envolvidas, o exercício demonstra o compromisso do Brasil em aumentar sua resiliência cibernética.

Foto: Sd Lucas

“Hoje, lutamos contra adversários invisíveis; identificamos nossos inimigos pelos computadores e pelos danos causados, sem que ninguém apareça. Por isso, considero este exercício fundamental e quero incentivar os trabalhos”, destacou o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho. “Precisamos incentivar e estimular novas iniciativas como esta nas Forças Armadas e em todo o país”, concluiu.

O Comandante de Defesa Cibernética, General Alan, também enfatizou a importância da integração entre diferentes setores. “Este exercício é fundamental para desenvolvermos soluções estratégicas contra ataques cibernéticos a contra infraestruturas críticas do Brasil, abrangendo áreas como defesa, comunicações, biossegurança, setor nuclear, transportes, águas, energias e finanças.” O Comando de Defesa Cibernética é o órgão responsável pela coordenação do evento.

O Exercício Guardião Cibernético 6.0 se encerra nesta sexta-feira, 18, estabelecendo precedentes para futuras ações de defesa nacional. A presença de representantes de mais de 30 países reforça o preparo das diversas agências de setores críticos do Brasil no campo cibernético e abre portas para colaborações futuras. O sucesso do exercício, em sua sexta edição, confirma o compromisso do Exército com a segurança cibernética nacional, posicionando o Brasil como líder nessa área essencial para a soberania e para o desenvolvimento nacional na era digital.

Veja também

Datafolha: Lula e Bolsonaro têm mais referências negativas do que positivas em SP

O presidente Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) despertam mais associações negativas do que positivas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!