O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse nesta quinta-feira (7) que “já existe” um “clima de harmonia” entre militares e a cúpula do governo Luiz Inácio Lula da Silva, mas que a situação ficará “ótima” quando a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas encerrar os trabalhos.
“Já existe um clima de harmonia e trabalho. Evidentemente que quando encerrar a CPMI, essas coisas todas, o clima de suspeição vai ficar ótimo”, afirmou. A menção às investigações feitas pela CPMI se deve ao fato de que a comissão foi criada justamente para apurar o envolvimento de militares nos ataques de 8 de janeiro.
Múcio falou à imprensa após o encerramento do desfile do 7 de Setembro, Dia da Independência, que, nos últimos anos, ficou marcado como um evento bolsonarista.
Questionado se houve um esforço da gestão petista para despolitizar os festejos, o ministro defendeu que o desfile aconteceu da maneira que sempre foi. E deu a entender que foi a gestão de Jair Bolsonaro que tentou se aproveitar politicamente do 7 de Setembro.