sexta-feira 22 de novembro de 2024
João Pedro Stédile, líder do MST, em marcha de movimentos sociais na manhã desta segunda, em Porto Alegre - Ireno Jardim, Frente Brasil Popualr/Divulgação
Home / NOTÍCIAS / MST volta a criticar governo Lula por lentidão em reforma agrária
domingo 24 de setembro de 2023 às 13:53h

MST volta a criticar governo Lula por lentidão em reforma agrária

NOTÍCIAS


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) voltou a cobrar ao governo Lula (PT) celeridade nas discussões sobre a reforma agrária. Um dos membros do MST, João Paulo Rodrigues, elevou o tom contra a gestão petista e afirmou que todos estão “insatisfeitos” com a condução do processo.

“Até agora o governo não comprou um quilo de alimento da agricultura familiar dentro do PAA [Programa de Aquisição de Alimentos]. As famílias se preparam para isso, plantam com essa expectativa. A insatisfação é grande”, diz João Paulo Rodrigues, membro da coordenação nacional do movimento.

As queixas também contemplam os assentamentos das famílias. Conforme aponta a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, a demanda do MST era de 50 mil em 2023, a um custo de R$ 2,85 bilhões. Até o momento, Rodrigues alega que não houve mudanças.

“Minha preocupação é que em algum momento as famílias comecem a fazer uma reclamação nacional, indo para a estrada, parando rodovias, por exemplo. Não está prevista no momento uma jornada de ocupações, mas já há uma reclamação de que precisaremos de cinco mandatos do Lula para concluir o processo de reforma agrária”, afirma.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

O programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Veja também

Corte de geração de energia pode escalar para nova crise no setor

Os cortes de geração de energia por questões operativas do Sistema Interligado Nacional (SIN) ameaçam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!