sábado 21 de dezembro de 2024
Durante três dias, procuradores de todo o país que atuam na temática compartilharam experiências e apresentaram resultados do trabalho - Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / MPF debate boas práticas e estratégias para o combate à corrupção em encontro nacional
quarta-feira 23 de outubro de 2024 às 16:15h

MPF debate boas práticas e estratégias para o combate à corrupção em encontro nacional

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Procuradores do Ministério Público Federal (MPF) que atuam no combate à corrupção e à improbidade administrativa em todo o país se reuniram na última semana em Salvador, para compartilhar novas ferramentas e boas práticas. O 20º Encontro Nacional da Câmara de Combate à Corrupção (5CCR) do MPF permitiu o intercâmbio de experiências e a definição de estratégias de atuação integrada para prevenir o mau uso do dinheiro público em benefício da sociedade brasileira.

Na abertura do evento, o coordenador da Câmara, subprocurador-geral da República Alexandre Camanho, destacou a importância dos debates para o fortalecimento do papel institucional do MPF. “Estamos trabalhando para combater a corrupção de um modo uniforme e objetivo, a partir da cooperação com outras instituições, levantamento de estatísticas e informações nacionais. Há um formato de corrupção que se reproduz no país inteiro, por isso a necessidade de integração para responder a esse grande desafio”, pontuou.

Durante os três dias de encontro, os procuradores discutiram, por exemplo, o uso de ferramentas de inteligência e de compliance no combate à corrupção e à improbidade administrativa, bem como o uso da inteligência artificial, inclusive com a apresentação de casos práticos. “Nosso objetivo é atuar em conjunto com outras instituições, para potencializar a atuação com viés preventivo, buscando aprimorar programas de transferência de recursos públicos para mitigar possíveis desvios que possam vir a ocorrer”, explicou o procurador regional da República, Uendel Domingues Ugatti, coordenador do Núcleo de Inteligência da 5CCR.

Resultados – Também foi a oportunidade para os grupos de trabalho vinculados à Câmara de Combate à Corrupção apresentarem os resultados e produtos, como os fluxogramas elaborados para acordos de não persecução cível e acordos de colaboração premiada. As publicações consolidam um passo a passo para a assinatura desses acordos, com o objetivo de orientar a atuação dos procuradores e assegurar uniformidade nos fluxos de trabalho, respeitando a independência funcional dos membros do MPF.

O grupo discutiu ainda ações coordenadas nacionais envolvendo a fiscalização da destinação de emendas parlamentares e das verbas da educação. Os participantes também conheceram o MPF Análise – sistema que auxilia na análise de grandes volumes de dados, possibilitando cruzamentos de diversas bases e a criação de modelos a serem reproduzidos em outras investigações. Além disso, debateram o uso do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) como instrumento que auxilia na prevenção e detecção de irregularidades em licitações e contratos com a administração pública.

Para a procuradora da República Flávia Galvão Arruti, que atua na Bahia, o encontro fortalece o trabalho do MPF em todo o país: “Reunir colegas para esse intercâmbio de experiência é fundamental para que tenhamos uma atuação conjunta. É uma oportunidade para termos noção de novas práticas que podemos implementar no nosso estado”, afirmou.

Combate à corrupção – A 5ª Câmara de Coordenação e Revisão (Combate à Corrupção) é dedicada ao combate à corrupção e atua nos feitos relativos aos atos de improbidade administrativa previstos na Lei nº 8.429/92, nos crimes praticados por funcionário público ou particular (artigos 332, 333 e 335 do Código Penal) contra a administração em geral, inclusive contra a administração pública estrangeira, bem como nos crimes de responsabilidade de prefeitos e de vereadores previstos na Lei de Licitações.

Veja também

Investigação mira viagens de Alcolumbre em jatinho de empresa beneficiada por emendas

Segundo reportagem de Elijonas Maia, do canal CNN, direto de Macapá, o Ministério Público Federal (MPF) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!