quinta-feira 23 de janeiro de 2025
- Foto: A Tribuna/Reprodução/Agência Brasil
Home / DESTAQUE / MP do TCU quer pente-fino no financiamento de partidos e campanhas eleitorais
quarta-feira 10 de julho de 2024 às 11:07h

MP do TCU quer pente-fino no financiamento de partidos e campanhas eleitorais

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


O subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Lucas Furtado, apresentou uma representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo de acordo com reportagem de Guilherme Naldis, do Estadão, que a Corte faça um pente-fino no financiamento de partidos e campanhas eleitorais. No documento, Furtado solicita que o Tribunal “avalie a razoabilidade” de gastos bilionários para essa finalidade.

Ele avalia que o TCU deve fazer alguma coisa sobre a “destinação de recursos públicos para o financiamento de campanha por meio do fundo eleitoral e do fundo partidário em detrimento a outras destinações sociais”. A informação foi publicada pela revista Veja e confirmada por Guilherme Naldis, do Estadão.

Só o PL, o partido com maior representação no Congresso Nacional, com 99 deputados e 14 senadores, receberá R$ 886 bilhões de fundo eleitoral.

Furtado argumenta que a ação é uma tentativa de evitar que os valores sejam usados irregularmente. “Considerando materialidade dos recursos envolvidos nos Fundos Partidário e Eleitoral, bem como os riscos inerentes à má utilização desses recursos, mais do que justifica a atuação do Tribunal de Contas da União, tendo em vista que se trata de dinheiros públicos, diretamente oriundos do orçamento da União”, disse.

Veja também

Nova lei destina recursos para o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, administrado pela Sudene

O Governo Federal formalizou mais uma medida que abre novos recursos para obras estruturantes na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!