quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: MP/Ilustração/Divulgação
Home / NOTÍCIAS / MP baiano veicula campanha para incentivar vacinação na Bahia
terça-feira 17 de outubro de 2023 às 17:46h

MP baiano veicula campanha para incentivar vacinação na Bahia

NOTÍCIAS, SAÚDE


Nesta terça-feira, dia 17, data em que se celebra o Dia Nacional da Vacinação, o Ministério Público baiano veicula em seus canais oficiais uma campanha para incentivar a vacinação na Bahia. Com o lema ‘Cada família tem seu cuidado, a vacina cuida de todos’, a campanha faz parte do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal’, iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão da Saúde, que conta com a adesão de diversas instituições no país. Serão divulgados vídeos e cards nas redes sociais do MP, jingle em rádios da capital e interior, cartazes, faixas e outras peças de apoio. A campanha também conta com o apoio do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca) e com a participação de influencers como Ivan Mesquita (o Cêro), Lore Improta e o cantor Adelmo Casé. As informações são do portal, MP.

“O cenário atual da cobertura vacinal em diversos municípios baianos é preocupante, e a imunização é a principal estratégia para prevenir a ocorrência de surtos e o ressurgimento de doenças erradicadas”, destacou a promotora de Justiça Patrícia Medrado, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau). Segundo dados do Ministério da Saúde, a Bahia ocupa o 22º lugar no ranking da cobertura geral de vacinação entre os estados, apresentando um índice de 45,06% de cobertura. “Em relação àvacina da febre amarela, temos cidades na Bahia com índices abaixo de 30%, quando a meta é 100%. Quanto à vacina da poliomielite, há cidades na Bahia com índice abaixo de 30%, quando a meta é de 95%”, informou Patrícia Medrado. Segundo a coordenação geral do Programa Nacional de Imunizações, da Secretaria de Vigilância de Saúde, a cobertura vacinal contra a poliomielite no país era de 100% em seu público-alvo no ano de 2013, porém atingiu apenas 69,26% no ano de 2021.

Adesão

O MP aderiu ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal do CNMP em março deste ano, em razão da importância e necessidade de fomentar a atuação ministerial na temática da vacinação, bem como de conscientizar a população acerca da relevância das imunizações preconizadas no Programa Nacional de Imunizações(PNI) para a prevenção de doenças. O MP convidou diversas instituições baianas, públicas e privadas a, também, aderirem ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, cuja solenidade ocorrerá no próximo dia 31 deste mês. A cerimônia de adesão ao Pacto contará com a presença de representantes do Governo do Estado, integrantes do CNMP e de outras autoridades cujas instituições estão aderindo ao Pacto.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!