Com a temática “Segurança e Cidadania Digital: Educando para as boas escolhas on-line”, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) promoveu no município de Alagoinhas uma oficina que debateu o uso seguro da internet.
O evento desenvolvido em parceria com SaferNet Brasil e Secretária Estadual de Educação ocorreu na última quarta-feira (28).
No encontro, estiveram presentes o promotor de Justiça Dario José Kist, o representante da SaferNet e diretor de educação, Rodrigo Nejm, e o superintendente de Políticas para Educação Básica, Ney Campello.
Na palestra inicial, o promotor de Justiça abordou quatro temas centrais: “Cidadania digital e combate aos crimes cibernéticos” com a identificação, a partir de postulados teóricos da era digital, apontando suas características e os principais impactos na vida social e individual, o fenômeno da intensa exposição individual, os principais crimes que ocorrem no ciberespaço e os métodos utilizados para a sua investigação”.
Em seguida, foi realizada uma oficina pela SaferNet, dividida em duas partes: “Estratégias Educativas para Promoção de Uso Seguro da Internet” e “Aplicação dos Recursos Pedagógicos”. Encerrando foi apresentado o programa de apoio e assistência à saúde do professor e do estudante, A+Colher.
A oficina foi direcionada aos profissionais da área de educação e contou com inscritos das redes de ensino privada, municipal, estadual e federal, também membros de conselhos tutelares e de conselhos de direitos, e representantes da sociedade civil dos municípios de Araças, Catu, Itanagra, Ouriçangas, Pedrão, Pojuca e Sátiro Dias.